XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ04.832-1


DT: Comunicação Audiovisual

MERCHANDISING SOCIAL EM UMA SOCIEDADE DE CONSUMO E DA NOVELA

Karina Inácio de Araujo (UFES)

Resumo

਍ഀ

O presente trabalho procura analisar o Merchandising Social, inserção de temáticas sociais presentes nas telenovelas, principalmente nas Globais, a partir da idéia de que a novela pode ser um instrumento socializador e gerar discussões positivas na sociedade brasileira com os temas que ela insere em suas tramas. Abordando a questão do consumo como valor básico no qual se insere a televisão aberta brasileira, buscamos refletir sobre a forma como as práticas de consumo, que regem grande parte de nossa sociedade, parecem invadir o modo de se inserir as mensagens sociais nas tramas, a fim de que o público consuma seus produtos culturais, e que estes tenham grande aceitação.


Palavras-chave:  telenovela, merchandising social, consumo, sociedade
਍ഀ