XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT05.905-1


DT: Comunicação Multimídia

A RECONFIGURAÇÃO DOS VEÍCULOS TRADICIONAIS DE INFORMAÇÃO FRENTE À POPULARIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS

Flávia Valério Lopes (UFJF)

Resumo

O atual ambiente sociotécnico pós-industrial, é marcado por profundas modificações nas formas de se transmitir e mesmo de "consumir" informações. Com a difusão das mídias sociais, nota-se uma mudança acentuada na forma de se manter informado. Há um desgaste do padrão baseado em um centro distribuidor de conteúdos e a principal aposta passa a ser a de um modelo em que todos têm a possibilidade de transmitir informações. Diante deste novo cenário em que os participantes da rede têm oportunidades de ser não apenas usuários, mas produtores de conteúdo, pretende-se, neste artigo, iniciar as discussões sobre as formas de apropriação do material apresentado no Twitter, por grandes veículos de informação, como o jornal Folha de São Paulo.


Palavras-chave:  mídias sociais, produtor/usuário, sistemas bottom-up, twitter
਍ഀ