DT: Comunicação Audiovisual IDENTIDADE E TELEDRAMATURGIA: A PERSPECTIVA DIÁSPORICA NA MINISSÉRIE "O AUTO DA COMPADECIDA" Evandro José Medeiros Laia (Universidade Federal de Juiz de Fora)
ResumoVerificaremos a perspectiva diaspórica da teledramaturgia do nordestino Guel Arraes, especificamente em “O Auto da compadecida”, a partir dos Estudos Culturais. O diretor se inspira em Ariano Suassuna e banha a história com outras influências, criando um produto híbrido. Para a adaptação teledramatúrgica, recicla ações de outras peças do próprio Suassuna, de Shakespeare e do repertório melodramático. Arraes sai do Nordeste geográfico, mas existem na obra dele lembranças de um Nordeste afetivo, raiz de sua criação. “O Auto” de Guel torna-se um palimpsesto midiático: parte das lembranças iniciais foi apagada e novas informações inscritas, formando um Nordeste idílico, reflexo do imaginário do autor.
Palavras-chave: teledramaturgia, identidade, diáspora, Estudos Culturais |