DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
MERCADO BRASILEIRO DE LIVROS EM MEADOS DO SÉCULO XX:
A CONQUISTA DE UMA MENTALIDADE ECONÔMICA
Gabriel LABANCA (Universidade Federal de Minas Gerais)
Resumo
Na década de 1950, o mercado editorial brasileiro de livros encontrava-se em crise
devido às dificuldades econômicas do período pós-guerra e a entrada de novos hábitos
de entretenimento no cotidiano da população: revistas, rádio, cinema, espetáculos, etc.
Nesse contexto, alguns editores, preocupados com o futuro de sua atividade, buscam
organizar a classe e modernizar sua estrutura comercial visando fortalece-la
politicamente e introduzir práticas gerenciais mais adequadas ao sistema econômico da
época. Assim, através da adoção de estratégias de marketing, pesquisa e publicidade, os
editores promoveram uma ruptura no modo de comercializar o li.
Palavras-chave: mercado editorial de livros; ênio silveira; história da
comunicação; crise do livro; publicidade. |