XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT08.1038-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

MERCADO BRASILEIRO DE LIVROS EM MEADOS DO SÉCULO XX: A CONQUISTA DE UMA MENTALIDADE ECONÔMICA

Gabriel LABANCA (Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Na década de 1950, o mercado editorial brasileiro de livros encontrava-se em crise devido às dificuldades econômicas do período pós-guerra e a entrada de novos hábitos de entretenimento no cotidiano da população: revistas, rádio, cinema, espetáculos, etc.
Nesse contexto, alguns editores, preocupados com o futuro de sua atividade, buscam organizar a classe e modernizar sua estrutura comercial visando fortalece-la politicamente e introduzir práticas gerenciais mais adequadas ao sistema econômico da
época. Assim, através da adoção de estratégias de marketing, pesquisa e publicidade, os editores promoveram uma ruptura no modo de comercializar o li.


Palavras-chave:  mercado editorial de livros; ênio silveira; história da comunicação; crise do livro; publicidade.