XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT06.1179-1


DT: Interfaces Comunicacionais

O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE TRANSMISSÃO DA EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA

Diego Neves de Sousa (Universidade Federal de Viçosa); Pricila Estevão (Universidade Federal de Viçosa e Embrapa Gado de Leite); José Benedito Pinho (Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

A educação cooperativista requer, cada vez mais, eficientes instrumentos de comunicação adequados à realidade do cooperativismo, como forma de impulsionar e assessorar uma eficiente e equilibrada gestão cooperativa focada nos interesses dos associados e na conquista de melhores resultados. Nesse contexto, este artigo objetiva analisar o papel da comunicação como ferramenta no processo de transmissão da educação cooperativista, com base em estudo realizado junto a 452 cooperativas do ramo agropecuário, localizadas no Estado de Minas Gerais. Os resultados indicam que a educação cooperativista e a comunicação devem andar juntas, como práticas indissociáveis do processo de gestão cooperativa.


Palavras-chave:  Comunicação, Educação Cooperativista, Gestão de Cooperativas
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