XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ01.1199-1


DT: Jornalismo

A BELEZA QUE OPRIME: UM ESTUDO DOS PADRÕES ESTÉTICOS SOCIALMENTE ESTIMULADOS PELA COMUNICAÇÃO DE MASSA1

Gabriella Martins da Silva Praça (UFJF); Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF)

Resumo

਍ഀ

Embora o padrão de estética física considerado ideal varie de acordo com a época e a cultura estudadas, a obstinação em aderir ao modelo socialmente imposto parece não ser uma variante. O desejo de se enquadrar ao estereótipo de beleza vigente pode levar indivíduos a comportamentos muitas vezes insalubres. Nesse processo, os meios de comunicação de massa têm lugar de destaque, uma vez que se prestam à propagação desses estereótipos. Este artigo se destina a discutir, por meio de referencial bibliográfico, o papel da comunicação de massa na imposição social de modelos que configuram o ideal de beleza feminina, bem como as transformações pelas quais passaram esses padrões estéticos ao longo da história.


Palavras-chave:  Beleza, estética, comunicação de massa;, estereótipo
਍ഀ