XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT01.1217-1


DT: Jornalismo

CONCISO E CLARO? AS MUDANÇAS IMPLANTADAS NA FOLHA DE S. PAULO PARA REFORÇAR O PROJETO EDITORIAL

Simone Toledo Leme Cândido (Unimep); Paulo Roberto Botão (Unimep)

Resumo

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Este artigo tem como objetivo realizar a análise das mudanças editoriais anunciada à Redação da Folha de S. Paulo no dia 29 de abril de 2009, período em que se registra diminuição do número de leitores e do tempo de leitura dedicado aos jornais impressos. A Folha é, desde a década de 80, o jornal mais vendido do país, situação garantida, segundo análise dos responsáveis pelo jornal, pela aplicação dos princípios editoriais definidos no Projeto Folha: pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência. A crise sentida especialmente pelo aumento das fontes disponíveis de informação provoca reflexões sobre a maneira de se fazer jornal e formas de torná-lo mais atraente e "utilitário".


Palavras-chave:  Folha de São Paulo, reformas em jornais, queda de circulação
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