XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT05.1331-1


DT: Comunicação Multimídia

FOLKSONOMIA E TAGS AFETIVAS: COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL NO਍ഀ TWITTER

Débora de Carvalho Pereira (UFMG); Ruleandson do Carmo Cruz (UFMG)

Resumo

਍ഀ

A partir da discussão conceitual de ‘folksonomia’ e ‘comunidades virtuais’, este artigo

਍ഀ

elabora algumas reflexões acerca das tags afetivas no Twitter, ou seja, as marcações

਍ഀ

semânticas que permitem identificar afetividade amorosa, sexual, amizade ou

਍ഀ

solidariedade. O objetivo é demonstrar que as marcações semânticas relacionadas ao

਍ഀ

afeto não são apenas informações individuais desconectadas da coletividade, mas, pelo

਍ഀ

contrário, fornecem elementos de reforço da identidade cultural e permitem a

਍ഀ

identificação de tribos unidas por interesses comuns.


Palavras-chave:  Folksonomia, Afetividade, Redes Sociais Virtuais, comportamento informacional, Twitter
਍ഀ