XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ01.1363-1


DT: Jornalismo

A CULTURA COMO ESTRATÉGIA?

Ana Cristina Santos Nobre (UNI-BH)

Resumo

਍ഀ

As mudanças econômicas e sociais ocorridas com o término do período militar no Brasil

਍ഀ

influenciaram diretamente o comportamento da comunicação nas organizações. Desde

਍ഀ

então, a comunicação passou a ser considerada uma ferramenta estratégica para o

਍ഀ

desenvolvimento das instituições, que precisam socializar o público interno à cultura

਍ഀ

organizacional. As comunicações que se valem dos canais naturais, como a visão e a

਍ഀ

audição, são consideradas as mais eficientes para compartilhar informações que partem

਍ഀ

do topo hierárquico da organização às bases operacionais. As ações culturais inserem-se

਍ഀ

neste aspecto por utilizarem, em sua maioria, a comunicação face a face para relacionarse

਍ഀ

com seu público-alvo. O objetivo desta pesquisa é analisar de que

਍ഀ

forma as ações culturais podem ser uma estratégia de comunicação interna para reforçar

਍ഀ

a cultura organizacional da Fiat Automóveis.


Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Antropologia Cultural, Fiat
਍ഀ