XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT04.1380-1


DT: Comunicação Audiovisual

TELENOVELA E TELEJORNALISMO: AS FRONTEIRAS REALIDADE E FICÇÃO NO CONSUMO MIDIÁTICO BRASILEIRO

Hideide Aparecida Gomes de Brito Torres (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Neste artigo, a proposta é avaliar a recepção, apropriação e consumo de uma cena da telenovela "Duas Caras" (Rede Globo) em outros produtos que compõem o circuito midiático, particularmente nos conteúdos (tele)jornalísticos (programa Domingo Espetacular, da Rede Record). A partir dos estudos culturais britânicos, em um diálogo possível com a abordagem do agendamento, apresenta-se uma reflexão sobre a incorporação da agenda ficcional como estratégia de comunicabilidade de outra esfera da cultura midiática – a jornalística.


Palavras-chave:  Identidade, Telejornalismo, Telenovela
਍ഀ