XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT01.1397-1


DT: Jornalismo

O FUTEBOL NA TELINHA: A RELAÇÃO ENTRE O ESPORTE MAIS POPULAR DO BRASIL E A MÍDIA

Luisa Prochnik (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo

਍ഀ O torcedor vai ao estádio assistir a uma partida de futebol com um rádio na mão e olhar dividido entre o campo, o telão e, mais recentemente, atento também à telinha portátil do celular. Milhares de brasileiros acompanham seus times de coração nas arquibancadas e também em casa, pela televisão. O futebol moderno funciona como qualquer outro produto oriundo e difundido após a Revolução Industrial. O amante, ou consumidor, desse produto possui com ele uma relação intermediada pelos meios de comunicação de massa. Neste trabalho, sugere-se enumerar esses pontos de aproximação visando no futuro um estudo mais aprofundado de análise dessa relação. ਍ഀ


Palavras-chave:  Mídia, Jornalismo esportivo, Futebol, Televisão
਍ഀ