XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:RP05.200-1


CATEGORIA: Projeto de assessoria de comunicação governamental (avulso)

A CONSTRUÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL, IMAGEM E IDENTIDADE DO INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM), SOB A ÓTICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

Marilisa Timóteo Bertolin (Faculdades Integradas Rio Branco)

Resumo

Este artigo refere-se ao projeto experimental desenvolvido durante o ano de 2010 para o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), por meio da agência experimental Ellos Produções de Diagnósticos Organizacionais, constituída para este fim. Nele são apresentadas informações sobre o perfil da organização-cliente, os públicos com os quais se relaciona, os elementos constituintes do sistema de comunicação e o conjunto de fatores que circundam o ambiente no qual o Ibram está inserido, além de apresentar pesquisas qualitativas realizadas com dois dos seus stakeholders- museus e funcionários. A partir da análise dessas informações, foi elaborado um diagnóstico para nortear a proposição de um projeto de assessoria de comunicação, com ênfase em ações de Relações Públicas, para atender às reais necessidades identificadas, além de aperfeiçoar os relacionamentos já existentes.


Palavras-chave:  Ibram, Relações Públicas, Projeto Experimental, Cultura Organizacional, Imagem e Identidade