XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:PP04.334-1


CATEGORIA: Pesquisa mercadológica (avulso)

DO ANTIGO CENTRO COMECIAL AO HIPERCENTRO DE BELO HORIZONTE: AO RUA DOS CAETÉS COMO ESPELHO PARA A COMUNICAÇÃO NO NOVO CONTEXTO DAS CLASSES C E D

Júnea Ramos Casagrande (Universidade Federal de Minas Gerais); Ricardo Augusto Lopes Pereira (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG))

Resumo

No recente cenário econômico no país, as classes C e D tem seu poder de consumo aumentado. Essa conjuntura insere novas características nas relações comerciais que envolvem os indivíduos dessas classes e, consequentemente, interfere nas interações comunicacionais estabelecidas. Este trabalho tem por objetivo compreender o modo pelo qual a comunicação estratégica está sendo configurada neste quadro de relações. Para isso, direcionou-se o olhar ao Hipercentro de Belo Horizonte, mais especificamente à Rua dos Caetés, detentora de grande expressividade comercial historicamente consolidada e fortemente frequentada pelas classes em questão. Como procedimmento metodológico, foram realizadas observações em locus, pesquisas quantitativas e qualitativas, leitura e análise de documentos sobre o espaço e o tema delimitados.


Palavras-chave:  comunicação, classes C e D, interação, mudança, Hipercentro