XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:JO21.515-1


CATEGORIA: Produção em jornalismo utilitário – Indicador, Roteiro, Serviço ou Cotação (avulso apresentado em qualquer suporte)

O ROTEIRO CULTURAL NO JORNAL-LABORATÓRIO SENSO (IN)COMUM: A PRESENÇA DO JORNALISMO UTILITÁRIO

Carolina Tomaz Batista (Universidade Federal de Uberlândia); Anna Paula Castro Alves (Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

Dentre os diversos gêneros que compõe o jornalismo, alguns possuem menos destaque e/ou ainda geram divergências entre autores em relação a sua utilização, como é o caso do jornalismo de serviço. Contudo, é inegável a importância das informações de serviços prestadas aos leitores através de jornais e revistas. Diante disso, o seguinte artigo busca apresentar como se deu a confecção de um roteiro cultural produzido para o jornal laboratório “Senso (In)Comum”, feito pelos alunos do quarto período do curso de Comunicação Social/ Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. Destaca-se também a importância do produto para o público-alvo do jornal e, também, para os estudantes do curso, uma vez que a produção deste possibilitou ampliar o processo de aprendizagem por meio da prática de construção do gênero utilitário.


Palavras-chave:  jornalismo utilitário, roteiro cultural, jornal-laboratório