XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:JO20.542-1


CATEGORIA: Produção em jornalismo opinativo – Editorial, Comentário, Artigo, Coluna, Resenha, Crônica, Caricatura (avulso apresentado em qualquer suporte)

ANÁLISE DO PROGRAMA BIG BROTHER

Lucas Henrique de Souza Oliveira (Centro Universitário de Belo Horizonte)

Resumo

A televisão brasileira passa por uma crise que está incutida na “derme” das emissoras que dominam a programação aberta. Há necessidade de discussão por parte da sociedade acadêmica sobre os rumos da comunicação de massa. O questionamento do formato reality show reflete o extremo a que chegamos: há uma vertiginosa apelação das estratégias televisivas por audiência, uma dominação do entretenimento em face à cultura e ainda um conflito permanente entre mundo real e ficção, motivado pela necessidade implantada de “espetacularização” da vida e pelas atuais possibilidades de interação entre produtores e consumidores de conteúdo.

 

Examinar a validade do Big Brother Brasil passa dos limites das rodas de boteco e dos domínios das teses de estudiosos da comunicação, é uma questão pública, de identidade social, e que interfere, fatalmente, no futuro de um país emergente em sua formação.


Palavras-chave:  editorial, opinião, posicionamento, jornal, televisão