CATEGORIA: Produção em jornalismo opinativo – Editorial, Comentário, Artigo, Coluna, Resenha, Crônica, Caricatura (avulso apresentado em qualquer suporte) ANÁLISE DO PROGRAMA BIG BROTHER Lucas Henrique de Souza Oliveira (Centro Universitário de Belo Horizonte)
ResumoA televisão brasileira passa por uma crise que está incutida na “derme” das emissoras que dominam a programação aberta. Há necessidade de discussão por parte da sociedade acadêmica sobre os rumos da comunicação de massa. O questionamento do formato reality show reflete o extremo a que chegamos: há uma vertiginosa apelação das estratégias televisivas por audiência, uma dominação do entretenimento em face à cultura e ainda um conflito permanente entre mundo real e ficção, motivado pela necessidade implantada de “espetacularização” da vida e pelas atuais possibilidades de interação entre produtores e consumidores de conteúdo.
Examinar a validade do Big Brother Brasil passa dos limites das rodas de boteco e dos domínios das teses de estudiosos da comunicação, é uma questão pública, de identidade social, e que interfere, fatalmente, no futuro de um país emergente em sua formação.
Palavras-chave: editorial, opinião, posicionamento, jornal, televisão |