XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:JO03.822-1


CATEGORIA: Jornal-laboratório impresso (conjunto/série)

EDUCOMUNICA: PESQUISA E EXTENSÃO COMO PAUTA NA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA ACADÊMICA

Jessica Alessandra de Jesus Marques (Universidade Federal de Uberlândia); Amanda Pereira Firmino (Universidade Federal de Uberlândia); Angélica Virgínia Carvalho Guimarães (Universidade Federal de Uberlândia); Lucas Ferreira Martin (Universidade Federal de Uberlândia); Patrícia Alves (Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar a produção do jornal experimental desenvolvido na disciplina intitulada "Projeto Interdisciplinar em Comunicação - PIC", sob o olhar da educomunicação. A proposta deste artigo é refletir sobre a abordagem da educomunicação como temática e pesquisa dentro do jornal experimental. Além disso, pretendemos apresentar todas as etapas de produção do jornal, cujo público-alvo envolve alunos, professores, técnicos e envolvidos da FACED. E desse modo, pensar na função jornalista e de que modo o jornal experimental auxilia na construção críticoreflexivo.


Palavras-chave:  jornalismo, educomunicação, jornalismo experimental