CATEGORIA: Pesquisa mercadológica (avulso) VIRANDO O JOGO: COMO TORNAR O FUTEBOL UMA FERRAMENTA PARA A SUSTENTABILIDADE.
Sara Araujo Gobbi (Universidade Federal Fluminense); Bruno Alonso da Silva (Universidade Federal Fluminense); Ludmila Gonçalves Campos (Universidade Federal Fluminense); Flávia Peçanha Groetaers Viana (Universidade Federal Fluminense)
ResumoUm planejamento de campanha publicitária bem sucedido tem como base o profundo conhecimento dos objetivos do cliente e o mercado em que ele atua. Para isso, estudos e pesquisas possuem aspectos fundamentais no desenvolvimento do projeto, servindo como a garantia da pertinência e assertividade do mesmo. Para tanto, o planejamento em questão estruturou-se fundamentalmente em pesquisas e referências analisadas minuciosamente, a fim de que se reduzissem os riscos nas tomadas de decisões. Dessa forma, o trabalho em questão procura expor o mercado do futebol brasileiro, bem como as atitudes dos principais clubes cariocas perante a sustentabilidade, e, por fim, apresentar um planejamento que posicione o Botafogo de Futebol e Regatas como um clube sustentável, agregando assim mais valor à sua marca. Palavras-chave: Mercado brasileiro, clubes de futebol, Botafogo de Futebol e Regatas, sustentabilidade, comunicação publicitária |