XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT02.25-1


DT: Publicidade e Propaganda

UM NOVO MARKETING PARA UM NOVO CONSUMIDOR

Anne Cristine Ferraz Dutra Ferreira (Instituição Toledo de Ensino)

Resumo

Este artigo busca identificar características do novo perfil de consumidor e elucidar alguns aspectos do marketing contemporâneo que podem ajudar a conquistar a fidelidade dos clientes nos dias de hoje. As perspectivas dos consumidores mudaram, e atualmente eles buscam não apenas satisfação funcional pelo produto, mas também emocional e espiritual. A partir de uma pesquisa exploratória que traz abordagens teóricas de Aaker, Keller, Tapscott, Castells e outros autores preocupados com o tema, constata-se que o marketing está convergindo para uma postura mais colaborativa e criativa, na qual a participação se torna importante aliada das estratégias empresariais. Em complemento, surgem as mídias sociais e redes de consumidores, que podem ser uma boa alternativa para as marcas que desejam aumentar a proximidade com o cliente.


Palavras-chave:  colaboração, marketing, mídias sociais, valores corporativos