XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT03.32-1


DT: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

GUERRA DE NARRATIVAS E MULTIPROTAGONISMO RECRIAM A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: ENTENDENDO AS BASES DE CRESCIMENTO DO STORYTELLING NA CONTAÇÃO DA MEMÓRIA

Rodrigo Silveira Cogo (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo); Paulo Roberto Nassar de Oliveira (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)

Resumo

A convicção sobre a importância de estabelecer quais os requisitos de linguagem e abordagem tenderiam a reter a atenção dos públicos organizacionais na diversidade de mídias operantes está na base deste estudo. A ideia é subsidiar e fomentar a discussão sobre as temáticas da memória organizacional e da contação de histórias organizacionais. Neste texto, a intenção é exatamente pensar a complexidade social e a consequente reconfiguração dos esforços de conexão entre organização e seus públicos numa sociedade em rede. A gestão da confiança é apresentada como saída para manutenção de credibilidade e de colaboração, onde o lastro histórico e o estilo de linguagem têm atuação importante.


Palavras-chave:  comunicação organizacional, relações públicas, memória organizacional, narrativa organizacional, storytelling