DT: Publicidade e Propaganda A FELICIDADE CORPORAL. UMA ANÁLISE DAS MENSAGENS EDITORIAIS E PUBLICITÁRIAS NAS REVISTAS NOVA E BOA FORMA NO SÉCULO XXI Selma Peleias Felerico Garrini (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
ResumoEste artigo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Centro de Estudos Avançados da ESPM – CAEPM – que tem por objetivo verificar a percepção que as mulheres têm das capas, matérias jornalísticas e propagandas referentes a beleza e a perfeição estética corporal, veiculadas nas Revistas Nova e Boa Forma. Os objetivos específicos são: registrar as mudanças no comportamento de consumo feminino, entre as mulheres de 20 a 45 anos e categorizar os modelos de corpos encontrados, por meio da recepção e do consumo feminino. A hipótese central é que não há um ideal padronizado, mas sim um corpo ultramedido, normatizado pelo discurso midiático ou pelos costumes e aprovações sociais, gerando novas práticas de consumo baseadas em desejos sinalizados pelas mulheres.
Palavras-chave: corpo ultramedido, puplicidade, revista feminina, consumo |