XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT06.59-1


DT: Interfaces Comunicacionais

A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO E AS DIMENSÕES DA REPRESENTAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL: A COPA DE 70 E A CONTEMPORANEIDADE

Rafael de Oliveira Lourenço (Faculdade Cásper Líbero)

Resumo

O objetivo deste artigo é delinear um aspecto da evolução da Sociedade do Espetáculo no Brasil pelo viés da representação do futebol. Historicamente, este esporte, já ganhou dimensões que vão de legitimador de uma ditadura militar a diplomacia e comércio. Este artigo busca acompanhar a mudança dessas dimensões, contrapondo os Mundiais de 1970 e 2010. Baseado em textos sobre a Copa de 1970, gravações da cobertura feita pelo Jornal Nacional e pelo Jornal da Record na Copa de 2010 e reportagens sobre a seleção, foi possível verificar aspectos da evolução da teoria de Guy Debord. A comparação sugere que o futebol no Brasil, além de elemento cultural, sempre teve forte vínculo com instâncias políticas e econômicas. Como imagem de poder, o futebol, além do esporte, é, comércio,  diplomacia, e, até hoje, símbolo de legitimação.


Palavras-chave:  Sociedade do Espetáculo, Futebol, Política, Comunicação