XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ04.67-1


DT: Comunicação Audiovisual

ESQUADRÃO DA MODA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO DESTINADO À MODA NA TV ABERTA BRASILEIRA

Talita Nunes Scoralick (Universidade Federal de Juiz de Fora); Janaina de Oliveira Nunes Ribeiro (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O presente artigo visa analisar o espaço destinado à moda na TV aberta brasileira, tendo como objeto de estudo o programa Esquadrão da Moda. Este programa é um entre os poucos que tratam exclusivamente do assunto nos canais abertos de televisão do país, por isso, pretende-se destacar suas principais características a fim de analisar como a moda é apresentada ao telespectador brasileiro. Para tanto, será feita uma breve exposição dos conceitos de moda como manifestação cultural e um panorama de como o tema é representado na mídia brasileira desde o seu surgimento até os dias atuais.


Palavras-chave:  Cultura, Esquadrão da Moda, Mídia, Moda, Televisão brasileira