XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT05.75-1


DT: Comunicação Multimídia

PODCASTERS BRASILEIROS: UMA "COMUNIDADE" EM BUSCA DE VISIBILIDADE

Lucio Luiz Corrêa da Silva (Universidade Estácio de Sá)

Resumo

O podcast cada vez mais ganha espaço na internet brasileira, principalmente graças a projetos colaborativos de seus produtores de conteúdo, conhecidos como podcasters. Uma das principais características do podcast brasileiro é o fato de que a maior parte dos programas são criados e mantidos a partir de iniciativas individuais de pessoas muitas vezes não relacionadas com a área de Comunicação. Isso faz com que a comunidade de podcasters (a chamada "podosfera") esteja repleta de entusiastas, que, a partir de projetos de cunho pessoal, ajudam a estimular a produção de novos podcasts associados a um apoio mútuo com o objetivo de fazer com a mídia cresça como um todo. Esse artigo observa alguns exemplos dessas iniciativas na curta história do podcast nacional e analisa como isso vem estimulando a produção de podcasts no Brasil.


Palavras-chave:  áudio, colaboração, podcast, podcasting, Web 2.0