XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ01.105-1


DT: Jornalismo

APROPRIAÇÃO DA “VERDADE” COMO DISCURSO NO JORNALISMO: OS USOS POLÍTICOS DA VEJA E CARTA CAPITAL NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010

João Claudio de Santana Guerra (Universidade Federal do Espírito Santo); Renata de Rezende Ribeiro (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo

Bola de papel e/ou rolo de fita adesiva? Mentira e/ou verdade? Este trabalho visa analisar como veículos de comunicação com uma linha editorial bem definida se comportaram na cobertura das eleições presidenciais de 2010. Para fins de análise, são utilizadas as revistas Veja e Carta Capital e suas respectivas matérias sobre o ocorrido no bairro do Campo Grande, no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro de 2010, quando o candidato à presidência José Serra (PSDB) e alguns dos seus partidários afirmaram que o presidenciável foi atingido na cabeça por um objeto lançado por militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) também presentes no local. Como essas revistas trabalham sua linha editorial e sua noção de Jornalismo, bem como “quem fala” e o “local de onde falam” serão também objetivos deste trabalho para fins de entender o discurso desses veículos dentro da historiografia do jornalismo.


Palavras-chave:  acontecimento midiático, democracia, discurso, eleição, jornalismo moderno