XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT08.132-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

“SIMPLES SIMPLESMENTE”: UMA ANÁLISE PEIRCEANA DA CAMPANHA MCDONALD´S

Andre Luiz Barbosa da Silva (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

Mediante a um vazio latente do consumidor contemporâneo, as marcas e a publicidade assumem novos papéis no contexto da Pós-modernidade. A comunicação das marcas por meio da publicidade tornou-se emocional e explicitamente fetichista. Nessa potência sígnica e símbólica criado pelas marcas, existe um breve preenchimento no vazio, mesmo que momentâneo nos consumidores, que buscam a completude de maneira incessante. Neste sentido, este artigo pretende demostrar como a semiótica de Peirce é capaz de analisar, por meio de sua metodologia, a potência de significados emocionais e fetichistas produzidos pela marca e em suas campanhas publicitárias. Definiu-se como objeto de estudo a campanha da empresa McDonald´s "Simples Simplesmente".


Palavras-chave:  Semiótica, Peirce, Publicidade, Fetiche, McDonald´s