DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação “SIMPLES SIMPLESMENTE”: UMA ANÁLISE PEIRCEANA DA CAMPANHA MCDONALD´S Andre Luiz Barbosa da Silva (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
ResumoMediante a um vazio latente do consumidor contemporâneo, as marcas e a publicidade assumem novos papéis no contexto da Pós-modernidade. A comunicação das marcas por meio da publicidade tornou-se emocional e explicitamente fetichista. Nessa potência sígnica e símbólica criado pelas marcas, existe um breve preenchimento no vazio, mesmo que momentâneo nos consumidores, que buscam a completude de maneira incessante. Neste sentido, este artigo pretende demostrar como a semiótica de Peirce é capaz de analisar, por meio de sua metodologia, a potência de significados emocionais e fetichistas produzidos pela marca e em suas campanhas publicitárias. Definiu-se como objeto de estudo a campanha da empresa McDonald´s "Simples Simplesmente". Palavras-chave: Semiótica, Peirce, Publicidade, Fetiche, McDonald´s |