XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT01.154-1


DT: Jornalismo

A EVOCAÇÃO À HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA DE REFERENCIALIDADE NO JORNALISMO

Eliza Bachega Casadei (Universidade de São Paulo)

Resumo

A partir da constatação do expressivo número de reportagens que fazem menção a fatos históricos para falar de temas da atualidade nas revistas informativas semanais, o presente artigo busca discutir a remissão à história enquanto uma estratégia de referencialidade no jornalismo. Tentaremos mostrar como a História funciona como um mobilizador de sentidos que reforça os efeitos de verdade na construção narrativa das notícias, reforçando os efeitos de ancoragem do discurso jornalístico. Ao ser posicionada enquanto discurso constituinte, a história efetiva o apagamento do autor na narrativa e, ao se configurar como o discurso de um outro, funciona como uma citação que está na esfera do não-eu, operando, neste ato mesmo, o apagamento da pessoa passional do jornalista e a sua substituição por uma entidade objetiva.


Palavras-chave:  jornalismo, história, revistas, estratégias de referencialidade, efeitos de real