XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ02.156-1


DT: Publicidade e Propaganda

MARKETING CULTURAL: DO INTERESSE PRIVADO AO ENVOLVIMENTO GOVERNAMENTAL

Luma Poletti Dutra (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo

Apesar de ser uma prática consideravelmente recente no Brasil, o marketing cultural já conquistou empresas e governos, que têm percebido o quanto esta prática pode lhes render resultados positivos. Este trabalho busca fazer um breve retrato histórico do desenvolvimento do Marketing Cultural, do mecenato renascentista às grandes famílias investidoras nas artes do século XX como os Rockfeller. Também avalia-se como a questão de investimento cultural se desenvolveu no Brasil, com empresas assumindo o papel do Estado por meio das Leis de Incentivos Fiscais. Por fim, é feita uma análise de um projeto da Prefeitura Municipal de Vitória (ES), o Centro de Referência da Juventude, como prática de marketing cultural promovida por um órgão público.


Palavras-chave:  Cultura, marketing, mecenato, responsabilidade social