XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ01.173-1


DT: Jornalismo

AS DIFICULDADES DOS NOVOS JORNAIS POPULARES NO MERCADO PAULISTA: UMA ANÁLISE DO MEIA HORA

Pedro de Figueiredo Cardoso (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

por objetivo analisar o fenômeno do surgimento dos novos jornais populares no mercado paulista. Cada vez mais presente em outros estados, esta nova categoria tem tido dificuldades de se firmar no mercado da maior metrópole brasileira. Como estudo de caso deste artigo, analisamos o surgimento e o rápido fim do “Meia Hora”, o novo jornal popular mais vendido do Rio de Janeiro, que, lançado em São Paulo em julho de 2010, durou apenas oito meses. Quais teriam sido os erros da publicação ao chegar a São Paulo? Que diferencial tem o mercado paulista? Por que os novos jornais populares têm difícil acesso em São Paulo? O caminho para esta compreensão passa por entender a cultura paulista e diferenças significativas entre o público do Rio e de São Paulo. PALAVRAS-CHAVE: jornais


Palavras-chave:  jornais populares, Meia Hora, mercado paulista