XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT05.270-1


DT: Comunicação Multimídia

SUBJETIVIDADES FLUIDAS, INFORMAÇÕES PERMANENTES: O CASO MAYARA PETRUSO NO TWITTER

Gabriella Martins da Silva Praça (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Na sociedade contemporânea, a dinâmica das relações pessoais é regida pelas regras de mercado, segundo as quais, para se alcançar sucesso, é preciso que se obtenha demanda. Conforme essa linha de raciocínio, este artigo investiga como se dá a construção de subjetividade em sites de redes sociais e qual o destino das informações publicadas nesse meio. Analisa-se, ainda, o papel da internet no armazenamento de dados – fenômeno que pode tornar-se inconveniente quando a intenção for descartar informações passadas. Além da pesquisa bibliográfica, o artigo apresenta um estudo de caso de explicitação de preconceito contra nordestinos no Twitter, em episódio ocorrido em novembro de 2010.


Palavras-chave:  Preconceito, Redes sociais, Sociedade de consumidores, Subjetividade, Twitter