XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT04.307-1


DT: Comunicação Audiovisual

A ESTÉTICA DO BANAL NO CINEMA BRASILEIRO PÓS-RETOMADA: UMA PEQUENA VIAGEM À AVENIDA BRASÍLIA FORMOSA, DE GABRIEL MASCARO

Fernanda Ribeiro de Salvo (universidade federal de minas gerais)

Resumo

Esse artigo discutirá o modo como o cinema brasileiro pós-retomada vem construindo, a partir de novas formas estéticas, os espaços periféricos da sociedade. Para tanto, buscaremos evidenciar como uma parcela da produção nacional recente tem articulado os espaços de exclusão sociais, valendo-se de uma linguagem que privilegia o banal e os pormenores do cotidiano. Como objeto de leitura escolhemos o filme Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010), na busca de evidenciar como sua narrativa constrói, no espaço fílmico, a região pobre do Recife. Antes, porém, realizaremos um breve retrospecto de como a "fisionomia do outro" foi articulada pelo cinema nacional nas últimas décadas.


Palavras-chave:  Cotidiano, Alteridade, Cinema brasileiro, Pós-retomada, Avenida Brasília Formosa