XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT02.315-1


DT: Publicidade e Propaganda

O VAREJO E A PROPAGANDA: UM ESTUDO COM OS CONSUMIDORES DE SUPERMERCADO EM BELO HORIZONTE

Sônia A Martins Lazzarini (Centro Universitário Newton Paiva)

Resumo

Neste artigo encontram-se os principais achados da pesquisa empírica realizada com consumidores de supermercado da capital mineira – Belo Horizonte-MG. A intenção foi entender de que maneira o consumidor percebe a propaganda e como esta imagem se relaciona com a marca a partir do posicionamento do supermercado. O estudo teve como base um levantamento dos comerciais veiculados na emissora Globo local submetidos a duas sessões de pesquisa qualitativa na modalidade foccus group. Foi possível verificar que os consumidores estão atentos à propaganda veiculada na televisão, entretanto a performance da propaganda é bastante similar, tornando-se urgente rever e compreender melhor a comunicação deste segmento.


Palavras-chave:  supermercado, propaganda, percepção da marca, comportamento do consumidor