XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ06.327-1


DT: Interfaces Comunicacionais

IDENTIDADE SOCIOCULTURAL EM OURO PRETO ATRAVÉS DA ANÁLISE VISUAL DE LOJAS DO C NTRO HISTÓRICO

Elisabeth Maria de Souza Camilo (Universidade Federal de Ouro Preto)

Resumo

Cidades que buscam seduzir o turista investem em comércio e serviços. Ouro Preto,cidade monumento mundial, além de seus atrativos turístico-culturais, possui lojas de artesanato e joalherias que são uma atração à parte: situadas em casas coloniais, expõe seus produtos em vitrines ou transformam em showrooms janelas e portas que atraem o cliente naturalmente. Há, entretanto, um distinto comportamento entre moradores e
visitantes. Para muitos moradores da cidade, os estabelecimentos são vistos como exclusividade para turistas. Já na visão destes, haveria nos locais uma representatividade cultural dos nativos. Este estudo se propõe a uma análise visual do contraste evidenciado no centro histórico de Ouro Preto, através de fotografias representativas das lojas pesquisadas.
Palavras-chave
identidade cultural; semiótica; comunicação visual; fotografia; Ouro Preto.


Palavras-chave:  comunicação visual, fotografia, identidade cultural, Ouro Preto, semiótica