XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT08.332-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O TURISMO COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DO OLHAR

Cynthia Menezes Mello Ferrari (Universidade Nove de Julho)

Resumo

Este artigo propõe discutir os significados das viagens, como uma experiência estética do turista de sentir e participar do mundo a partir da percepção do olhar ligado a reinvenção do eu. Pretende-se oferecer perspectivas diferentes sobre o tema, e deslocar as discussões para o eixo semiótico estético-comunicacional buscando conciliar às análises assimétricas entre simples fuga do cotidiano ou enriquecimento interior desenvolvidas por pesquisadores do turismo nas últimas décadas. Espera-se, ampliar a compreensão das acepções das viagens ao longo do tempo e a construção do semiótico viageiro como resultado da estetização do experimento de viagens em resistência a massificação do sentir.


Palavras-chave:  turismo, olhar estético, semiótica da comunicação, experiência