XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT06.379-1


DT: Interfaces Comunicacionais

POTENCIALIDADES EDUCOMUNICATIVAS DO JORNALISMO PARA CRIANÇAS

Mayra Fernanda Ferreira (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita F)

Resumo

O presente trabalho visa discutir as potencialidades educomunicativas de um webjornal infantil experimental a fim de promover o desenvolvimento do senso crítico das crianças e favorecer a participação e a livre-expressão da infância por meio do contato com informações factuais e das possibilidades interativas de um site. Tendo em vista que a geração da infância do século XXI nasce junto às novas tecnologias da informação e da comunicação, é fundamental que se analisem ferramentas para fomentar uma prática de comunicação educativa e participativa no ambiente digital de modo a proporcionar a valorização das crianças enquanto sujeitos sociais com interesses e necessidades informacionais, comunicacionais e educativas.


Palavras-chave:  educomunicação, infância, webjornalismo, participação