XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ01.394-1


DT: Jornalismo

IMPACTOS DO TWITTER NA COBERTURA JORNALÍSTICA DA CAMPANHA ELEITORAL 2010: O CASO DA AGÊNCIA ESTADO

Ângela Cândida Pereira da Silva (Universidade Metodista de Piracicaba); Paulo Roberto Botão (Universidade Metodista de Piracicaba)

Resumo

Com o objetivo de refletir sobre as relações entre o jornalismo e as redes sociais, este artigo toma como objeto o microblog Twitter. O estudo analisa o seu uso enquanto ferramenta de captação de informações durante a cobertura das campanhas eleitorais de 2010. O foco é a relação entre personalidades políticas que usam o Twitter para divulgar suas ações e repórteres que se pautam por esses tweets (mensagens enviadas pelo Twitter), tomando como referência o material noticioso produzido pela Agência Estado. Constata-se que os conteúdos do Twitter vêm sendo usados pelo jornalismo como fonte, a exemplo da identificação de notícias inteiramente baseadas em falas escritas pelos políticos no microblog.


Palavras-chave:  Jornalismo online, redes sociais, Twitter, eleições, agências de notícias