XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT07.409-1


DT: Comunicação, Espaço e Cidadania

A EDUCOMUNICAÇÃO COMO ESTIMULADORA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA JUVENTUDE

Fernanda Nalon Sanglard (Universidade Federal de Juiz de Fora); Paulo Roberto Figueira Leal (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Este artigo faz uma revisão bibliográfica de trabalhos de autores que abordam a relação dos jovens com a política e tem a intenção de refletir como a educomunicação, a partir do desenvolvimento dos estudos de Mario Kaplún, pode contribuir para ampliar a participação política da juventude. A partir da vertente dos Estudos Culturais ingleses, o trabalho aborda a "crise de identidade" não apenas como uma manifestação dos jovens, mas de toda a sociedade contemporânea. Pretende-se também desmistificar a ideia de que a população que tem atualmente entre 15 e 24 anos seria menos politizada do que as gerações anteriores, justificando que a alteração não se deve ao grau de envolvimento com a política, mas à descoberta de novas formas de participação e à descrença nas instituições políticas tradicionais, que assola toda a sociedade.


Palavras-chave:  Educomunicação, juventude, política