XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ04.432-1


DT: Comunicação Audiovisual

ESTEREÓTIPOS NA COMÉDIA BORAT

Lucas Eduardo Marques Constantino (Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar o emprego de estereótipos no filme Borat: Ensinamentos culturais dos EUA para Beneficiar a Gloriosa Nação do Cazaquistão. O filme é considerado uma crítica à cultura norte-americana que reproduz estereótipos da sociedade do Oriente médio. Temas como o preconceito, neoconservadorismo, o ataque terrorista de 11 de setembro serão recorrentes no roteiro. Entretanto, o pseudodocumentário se utilizará sempre do humor – principalmente da ironia – para a apresentação das temáticas referidas. Este presente artigo buscará analisar a escolha dos assuntos abordados, bem como as ferramentas utilizadas para a estimulação do riso. Para estes últimos estudos utilizaremos principalmente os conceitos formulados por Henri Bergson.


Palavras-chave:  Borat, Sacha Baron Cohen, Estereótipos, Humor, Cinema