XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ05.454-1


DT: Comunicação Multimídia

CAPITALISMO COGNITIVO E O CIRCUITO FORA DO EIXO. ECONOMIA IMATERIAL E NOVAS FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO NO MERCADO MUSICAL

Paula Falcão de Souza (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo

A passagem do fordismo ao pós-fordismo é o marco da transição de uma lógica de reprodução a uma lógica da inovação, de um regime de repetição a um regime de invenção. Essas transformações geram mutações profundas que alteram a maneira como o capital é dotado de valor, pois constituem a passagem do modelo capitalista industrial a algo que se pode denominar “capitalismo cognitivo”. Esse novo modelo de capitalismo dissemina que, por serem bens intelectuais, os conhecimentos não podem ter sua valorização pautada nas mesmas leis que fundamentam a valorização das mercadorias. Este trabalho tem como objetivo central entender as implicações desse novo capitalismo e como objetivos específicos entender como artistas e coletivos articulam-se baseados no princípio de livre difusão de bens imateriais.


Palavras-chave:  Bens intelectuais, capitalismo cognitivo, distribuição, economia imaterial, mercado musical