XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT08.458-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A DISCIPLINA INTERDISCIPLINAR: UMA ANÁLISE DE 31 PROGRAMAS UNIVERSITÁRIOS DE ENSINO DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO

Luís Mauro Sá Martino (Faculdade Cásper Líbero)

Resumo

Este artigo examina trinta e um programas de ensino de Teoria da Comunicação de todo o Brasil com o objetivo de delinear quais são os principais autores e teorias ensinadas na disciplina. A partir da comparação de ementas e bibliografias, foi possível destacar três aspectos: 1. Não há consenso sobre os conteúdos da disciplina: apenas cinco tópicos (Escola de Frankfurt, Pesquisas Norte-Americanas, Semiótica, Estudos Culturais e McLuhan) de cento e onze possíveis estão em mais de dez programas. 2. A coincidência máxima entre os livros citados na bibliografia é de 26,68% dos títulos, e nenhum livro está em todos os programas; 3. Os tópicos dos lecionados sob a rubrica “Teoria da Comunicação” são originários de diversas áreas do saber, da matemática à história. O texto busca relacionar essa falta de consenso nos programas de ensino com problemas epistemológicos da área de Comunicação.


Palavras-chave:  Ensino, Epistemologia, Teoria da Comunicação