XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT01.473-1


DT: Jornalismo

JORNALISMO, VALORES E LUGAR SOCIAL: UMA LEITURA DA REVISTA CLÁUDIA

Alice Mitika Koshiyama (Escola de Comunicações e Artes da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa exploratória em curso que examina a hipótese de que revistas femininas trabalham com valores semelhantes, mas diferenciam suas estratégias de comunicação conforme o público que pretendem atingir. Usamos mediações para a análise de conteúdo conforme: Agnes Heller (O Cotidiano e a História), Michel de Certeau (A Escrita da História), Simone de Beauvoir (O Segundo Sexo). Essas publicações tratam de problemas que envolvem a vida pessoal, o trabalho, a educação e o lazer.Apresentamos os resultados  de análise da edição do mês de abril de 2010 da revista Cláudia, fundada em 1961, editada pela editora Abril, ininterruptamente, até os dias atuais.Notamos que, ao trabalhar com o mundo das mulheres a revista propõe ás leitoras consumir: produtos, serviços e comportamentos, mas o faz de modo sedutor como amiga, conselheira ou mediadora de especialistas.


Palavras-chave:  jornalismo, revistas femininas, leitura, educação, revista Cláudia