XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ02.476-1


DT: Publicidade e Propaganda

REPRESENTAÇÃO SOCIAL: ONDE ESTÃO OS NEGROS NA PUBLICIDADE BRASILEIRA?

Fernanda Pinheiro Pinto (Faculdade Pitágoras de Guarapari); Renata Gomes Abreu (Faculdade Pitágoras de Guarapari); Cínthia Ferreira de Souza (Faculdade Pitágoras de Guarapari)

Resumo

O trabalho pretende a partir da análise de conteúdo das propagandas televisivas exibidas entre janeiro e setembro de 2010 identificar a presença e ausência de negros e como são representados socialmente. As propagandas analisadas foram divididas em segmentos (bebidas alcoólicas e não alcoólicas, cosméticos, automóveis e bancos) e categorias (presença/sem presença de negros, negros famosos e não famosos). O objetivo é discutir a representação social dos negros na publicidade televisiva brasileira observando se há a manutenção de estereótipos construídos socialmente ou a ruptura dos mesmos.


Palavras-chave:  publicidade, televisão, negros, representação social