XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT08.485-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A COBERTURA DA CAMPANHA À ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2010 NOS BLOGS DE JOSIAS DE SOUZA E LUÍS NASSIF

Luiz Ademir de Oliveira (Universidade Federal de São João del-Rei); Wanderson Antônio do Nascimento (Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ))

Resumo

O artigo analisa a cobertura nos blogs dos jornalistas Josias de Souza e Luís Nassif, da campanha de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), os três principais candidatos à Presidência da República nas eleições de 2010. Por meio de análise quantitativa, procura-se avaliar a construção da imagem dos candidatos nos blogs, a partir das categorias visibilidade (número de aparições de cada candidato nas postagens como fonte e personagem) e valência (positiva, negativa e neutra) relacionando aos eixos teóricos relativos à centralidade da mídia para a política e a cobertura jornalística, jornalismo político, cibercultura e blogosfera.


Palavras-chave:  Blogs, Cibercultura, Eleições, Jornalismo Político