XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ04.527-1


DT: Comunicação Audiovisual

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A AUDIÊNCIA DA TV ABERTA? UM PANORAMA SOBRE O QUE SE PUBLICA SOBRE AUDIÊNCIA DE TV NO BRASIL

Isis Lindhberg Ribeiro Barberino (Univ. Metodista de São Paulo); Maria Iracema dos Santos (Universidade Metodista de São Paulo); Natan Barbosa Savickas (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

Recentemente a mídia tem dedicado espaço especial para abordar questões relativas à audiência da televisão aberta no Brasil, já que os índices das emissoras vêm caindo anualmente. Dentro desse contexto a presente pesquisa pretende verificar como a mídia tem registrado esse tema.Por meio da catalogação de todas as matérias que foram publicadas sobre o assunto entre os anos de 2005 e 2010, em seis veículos específicos: O Estado de S. Paulo, A Folha de S. Paulo, Veja, Isto É, Meio & Mensagem e Tela Viva, pretende-se verificar se os artigos publicados geralmente abordam mais o aumento, a queda ou simplesmente mencionam números de audiência das emissoras ou programas específicos.


Palavras-chave:  televisião, audiência, análise documental, emissoras de TV