XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ01.544-1


DT: Jornalismo

CAMINHO INVERSO: A INFLUÊNCIA DA TV NA CONSOLIDAÇÃO DA IMAGEM DE PESSOAS PÚBLICAS NO AMBIENTE VIRTUAL

Liana Feitosa Ferreira (Centro Universitário Adventista de São Paulo)

Resumo

Este trabalho pretende observar e refletir sobre a popularidade – no ambiente online - de pessoas públicas que consolidaram carreira na televisão. A TV, presente em mais de 95% dos lares brasileiros, se torna importante objeto de estudo juntamente com a internet, que está presente em cerca de 13,7 milhões de casas no Brasil. Através de uma análise netnográfica, pretende-se verificar a relação entre a notoriedade de indivíduos populares na televisão à notoriedade dos mesmos no ambiente do microblog Twitter. A existência de pouca bibliografia que relacione a televisão, redes sociais da internet e a já conhecida influência que a televisão exerce sobre a sociedade são as principais causas motivadoras para o desenvolvimento dessa pesquisa. 


Palavras-chave:  cibercultura, redes sociais na Internet, televisão, twitter