DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO BRASIL EM PORTUGAL: VISIBILIDADE MIDIÁTICA NA LEGITIMAÇÃO DE IMAGINÁRIO Wellington Teixeira Lisboa (Universidade Estadual de Campinas)
ResumoEsta comunicação tem como objetivo explorar algumas reflexões provenientes de uma investigação desenvolvida junto à Universidade de Coimbra, no âmbito do Mestrado em Comunicação e Jornalismo. Trata-se de problematizar as representações do Brasil no imaginário português contemporâneo, salientando a participação da mídia portuguesa e das indústrias culturais brasileiras transnacionalizadas na atualização e legitimação desse universo de percepções, conhecimentos e imagens. Estruturaremos um diálogo teórico em torno da Teoria das Representações Sociais, sistematizada no campo da Psicologia Social, e da Teoria da Recepção Midiática. Complementarmente, divulgaremos os resultados de parte da pesquisa empírica desenvolvida, com vistas à análise de representações que conformam uma identidade brasileira em Portugal.
Palavras-chave: Brasil, História, Indústrias culturais, Portugal, Representações sociais |