XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ01.580-1


DT: Jornalismo

A VISIBILIDADE ELEITORAL CONSTRUÍDA NO ESTADO DE MINAS: TRÊS MOMENTOS NO LÉXICO DAS DISPUTAS DISCURSIVAS DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE BH EM 2008

Carolina Fabiana Argamim Gouvêa (Universidade Federal de São João del-Rei)

Resumo

Esse trabalho analisa a construção do discurso eleitoral dos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, em 2008, como veiculado na mídia impressa. Utilizando como corpus o jornal Estado de Minas e tomando como foco itens lexicais e dados de publicação do jornal, propõe-se um mapeamento das informações de forma a evidenciar dados que podem ser reveladores de práticas discursivas e práticas sociais (cf. FAIRCLOUGH, 2001) do veículo em questão. O período analisado foi dividido em três momentos, assim como em Oliveira e Caetano (2009), considerando os Cenários Político, Pré-eleitoral e Eleitoral, os quais foram explorados em suas especificidades no que concerne ao uso do léxico pelo jornal Estado de Minas.


Palavras-chave:  Discurso eleitoral, Mídia impressa, Coesão lexical, Estado de Minas