DT: Comunicação Multimídia CQC E O TELEJORNALISMO HUMORÍSTICO: MERO ENTRETENIMENTO OU FERRAMENTA DE DESALIENAÇÃO? Carolina Dias Frey (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita filho); José Paulo Teodoro Coelho (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho); Laís Ribeiro Thomaz (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho); Lidia Catelar Wagner (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho); Mateus Henrique do Nascimento (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
ResumoCom base nos referenciais teóricos da Indústria Cultural, esta análise pretende colocar à prova as características que atribuem ao programa Custe o Que Custar (CQC) um posicionamento que contrarie a lógica do capital. No Brasil, a maior mídia inserida na lógica do capital é a televisão, porém esta vem perdendo audiência pouco a pouco com o passar dos anos, e o CQC está usando de forma muito inteligente a recente integração da televisão com as novas mídias para atrair um público mais diversificado, em sua maioria jovem. Analisamos também suas técnicas de conscientização política e social e como o programa usa do humor para que ela seja melhor absorvida pelos telespectadores.
Palavras-chave: Conscientização, Custe o Que Custar, Indústria Cultural, Novas Mídias, Televisão |