XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ08.636-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A DIALÉTICA DE MINDUIM: UMA MENSAGEM IDEOLÓGICA VOLTADA PARA OS ADULTOS

Vanessa de Lima Bezerra (Centro Universitário Adventista de São Paulo)

Resumo

O presente artigo busca tratar de forma crítica as tirinhas e desenhos animados do escritor Charles Schulz, mais especificamente, seus personagens da série Peanuts e seu papel dentro da sociedade do pós-guerra Norte-Americana, em que foi lançado, e sua influência na indústria cultural durante os cinquenta anos em que foi publicado, até o seu fim com o falecimento do autor. Utilizando textos sobre a indústria cultural, sob a visão de Theodor Adorno e Umberto Eco e artigos científicos tratando da linguagem dos produtos de entretenimento, procura-se estabelecer relação das características dos personagens de Schulz e a sociedade em um nível cultural e psicológico de uma realidade pós-guerra, fazendo uma descrição da indústria cultural em que surgiu e a aceitação desse produto de entretenimento em relação ao público.


Palavras-chave:  Charles Schulz, Charlie Brown, Industria Cultural, Pós-Guerra, Snoopy