XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT04.642-1


DT: Comunicação Audiovisual

A ABRANGÊNCIA DO CONCEITO “IMAGEM-MÚSICA” FRENTE AOS ESTUDOS DE GILLES DELEUZE

Flávia Medeiros Cocate (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA)

Resumo

O filósofo francês Gilles Deleuze englobou o cinema em duas fases, cinema clássico e cinema moderno, qualificando-as, respectivamente, a partir do emprego dos conceitos "imagem-movimento" e "imagem-tempo". Mesmo sendo os termos referentes a fases de cinema, eles podem ser aplicados em qualquer tipo de estudo relacionado à imagem em movimento ou à imagem imersa no tempo. Baseado nestas duas expressões, o autor contemporâneo Alexandre Rocha da Silva estuda o conceito "imagem-música" cuja abrangência engloba somente vídeos realizados por meio de ferramentas oferecidas pelo computador. Este artigo pretende debater se a aplicação do termo "imagem-música" é satisfatória ou limitada diante da elevada abrangência do emprego dos dois termos cunhados por Deleuze.


Palavras-chave:  Deleuze, imagem, música