XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT02.650-1


DT: Publicidade e Propaganda

DA FALSA PRODUÇÃO DE CONSUMO AO CONSUMO DOS FALSOS PRODUTOS

Thaís Novais de Curtis (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

Resumo: No cotidiano é comum encontrar situações nas quais as pessoas tentam representar-se por aquilo que usam, consomem ou vestem. Os objetos de posse, ou até mesmo hábitos hoje em dia, acabam por tornar-se álibi de expressões na sociedade, incluindo ou excluindo o sujeito de seu entorno de convívio. Dentro desse cenário, a indústria de falsificações ganha espaço, possibilitando ao consumidor um acesso antes restrito a poucos e alimentando desejos de representação social. O texto compreende uma breve abordagem sobre o atual modo de produção de consumo, que corresponde à subjetividade do consumidor, atendendo diretamente ao seu desejo de forma inconsciente.


Palavras-chave:  Consumo, Falso, Imaterialidade